TV Brasil exibe espetáculo francês de dança “Pixel”


PIXEL (Mourad Merzouki 2014)

O destaque da programação especial da TV Brasil na noite desta sexta (23), é o aclamado espetáculo “Pixel”, produção da companhia de dança francesa “Compagnie Käfig”. A apresentação une coreografias ousadas com projeções digitais em 3D. O trabalho também mistura a linguagem do hip-hop com elementos de circo, artes marciais, artes plásticas e dança contemporânea.

Durante pouco mais de uma hora, os 11 bailarinos da companhia contracenam com as projeções em 3D. Esses movimentos criam efeitos impressionantes no palco e dão ao público a sensação de não saber distinguir a realidade do mundo virtual. Em “Pixel”, as imagens digitais ganham corpo e volume, num cenário virtual em que chove, neva e o palco fica ondulado.

Pixel – sigla para a menor unidade de uma imagem digital – é um enorme sucesso desde sua estreia, em 2014. O espetáculo já realizou excursões por vários países do continente europeu e reuniu mais de 300 exibições antes de vir para o Brasil este ano. No país, a montagem fez turnê por seis cidades. A exibição que vai ao ar na TV Brasil foi gravada no Theatro Municipal durante a passagem da companhia pelo Rio de Janeiro em novembro.

Fundada em 1996 pelo diretor e coreógrafo francês Mourad Merzouki, a Compagnie Käfig busca expandir as linguagens ao promover o cruzamento de múltiplas disciplinas aliadas às raízes da dança, origens sociais e geográficas.

O espetáculo nasceu do conceito de união da dança às projeções em 3D, da proposta de integrar realidade e mundo virtual. Esse conteúdo se aproxima da pesquisa sofisticada promovida pelos artistas digitais Claire Bardainne e Adrien Mondot que conferem vida a esse universo de uma maneira artesanal e de extrema sensibilidade.

Ao desenvolver “Pixel”, Mourad Merzouki mescla a dança da companhia Käfig ao delírio das imagens. Homens e imagens unidos com graça. A tecnologia do digital coloca o homem no centro dos desafios tecnológicos e o corpo no coração das imagens.

Crédito das fotos: Patrick Kerger.

Serviço:

Espetáculo “Pixel”

23 de dezembro às 22h. reprise: 1º de janeiro às 19h30

Na TV Brasil

da Redação CFNotícias